Nossa Comunidade

Caravelas, no sul da Bahia, revela-se área de oportunidade para investidores.

Por Roberto Andrade
Jornalista

A história de Caravelas, no sul da Bahia, começa com a história do Brasil. A cidade completa 513 anos em 2017, mantendo-se como uma das mais importantes referências brasileiras e internacionais no campo da cultura, do turismo e da pesquisa científica.

Em sua costa está o Parque Nacional de Abrolhos, com cinco ilhas posicionadas sobre uma área de 91.300 hectares. O Parque possui um dos bancos de corais mais belos do planeta, e suas águas cristalinas são um verdadeiro paraíso para mergulhadores e turistas do mundo inteiro. Também para os pesquisadores da vida marinha Abrolhos é um ponto privilegiado, pois representa um dos mais importantes postos avançados de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA)

Pela sua importância histórica, cultural e científica, Caravelas abriga atualmente 29 organizações brasileiras e internacionais não governamentais ligadas à área da pesquisa marinha. O encontro de vários braços de rios com o mar forma no município a maior área de manguezal do Brasil, um verdadeiro laboratório natural para pesquisas científicas.

No âmbito de estratégia logística, a cidade de Caravelas tem uma posição nacional extremamente privilegiada, pois localiza-se no epicentro litorâneo dos estados da BA, MG, RJ, SP, DF e ES. O acesso ao município é farto e de excelente qualidade. Por via terrestre – BR 101 e BR 418 (esta recentemente reconstruída pelo Exército). Por via aérea, através do aeroporto de Caravelas e do aeroporto de Teixeira de Freitas. E por via marítima através do Porto de Caravelas, um dos melhores da região com calado para embarcações de grande porte.

A cidade de Caravelas possui uma das melhores pistas aeroportuárias do Brasil, construída em concreto pelos norte-americanos durante a 2ª Guerra Mundial e mantido pelas Forças Armadas brasileiras como base de apoio militar. Em agosto de 2015, a gestão do aeroporto de Caravelas foi transferida para o Governo do Estado da Bahia, para que o local seja usado para o transporte de passageiros, representando mais uma alternativa para quem deseja conhecer, passear ou trabalhar na região denominada “Costa das Baleias”. O Governo da Bahia está, neste momento, realizando a licitação para escolha das empresas aéreas que vão operar o aeroporto de Caravelas.

Caravelas tem, ainda, a forte presença da Petrobras na pesquisa e produção de petróleo e gás, o que traz para o município recursos e estruturas  vinculadas ao Governo Federal.

A cidade sedia, ainda, o porto da Fibria Celulose – maior empresa brasileira de papel e celulose, que transformou-se em uma das principais fontes geradoras de trabalho, renda e receitas para o município. A Fibria, em seus 12 anos de atuação em Caravelas, já movimentou quase 21 milhões de m³ de madeira, o que equivale a mais de 417 mil viagens de caminhões que deixaram de ser feitas pelas rodovias. A empresa gera cerca de 280 empregos diretos e indiretos, com prioridade para moradores da região.

Por fim, a tranquila e histórica cidade de Caravelas, abriga lindas praias de mar e de rios, com grande oferta de peixes e frutos do mar, além de oferecer uma rotina tranquila e segura aos seus moradores e visitantes.

Para investidores das áreas de turismo, pesquisa científica, pesca e desenvolvimento urbano, Caravelas é um foco amplo de oportunidades, principalmente pela competitividade na oferta e preços de áreas para empreendimentos, quando comparados aos demais municípios do sul da Bahia.

 

 

Compartilhar: