Vereadores na Solenidade de posse canônica do Revmo. Padre Jan Gabriel

Contando com a presença de mais de 20 sacerdotes das paróquias pertencentes à Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas e presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jailton Lino, aconteceu na noite de sexta-feira (23-mar-2018) a Santa Missa Solene de posse canônica do paulistano Revmo. Padre Jan Gabriel à frente da Paróquia Santo Antônio de Caravelas, em substituição ao Revmo. Padre Ronaldo Cardoso, transferido para a cidade de Itamaraju, assumindo no dia 19-mar último a Matriz Nossa Senhora de Fátima.

Poderes Executivo, Legislativo do Município e comunidades presentes
Autoridades municipais ligadas aos poderes Executivo, Prefeito Silvio Ramalho, e do Legislativo, a Presidente da Câmara de Vereadores, Sra. Raquel Boa Morte, e Vereadores Damião Soares e Jerryvan Silva dos Santos marcaram presença no evento religioso.

Seminaristas e freiras se juntavam às caravanas vindas das comunidades ligadas à Paróquia Santo Antônio, também as caravanas oriundas de outras Paróquias da Diocese, em particular de Batinga (onde o padre Jan Gabriel era pároco), proporcionaram ao sacerdote, que passa a morar em Caravelas, um momento de profunda felicidade, expressado publicamente em sua reflexão no decorrer da celebração.

A Santa Missa foi iniciada com a procissão de entrada, momento em que a comunidade presente acolhe o Presidente da Celebração, os Co-Cele-brantes (sacerdotes das Paróquias da Diocese), Coroinhas e Acólitos, a equipe de Liturgia e Ministros Extraordinários de Comunhão Eucarística.

Em seguida o ato penitencial, Proclamação da Palavra, Homilia, Oração Eucarística e Comunhão, e o juramento do Padre Jan Gabriel durante sua posse. Na reflexão da Palavra o Bispo Diocesano Dom Jailton Lino teceu considerações sobre o contexto histórico de Caravelas como a cidade escolhida, nos anos de 1960, como primeira diocese no Extremo Sul da Bahia, desta-cando também a importância e o desafio da evangelização feita com amor e misericórdia. Descreveu os males e perigos da disseminação da fofoca numa comunidade, lembrando um bem-humorado vídeo do Papa Francisco, que circula atualmente na internet, onde compara, de forma analógica, o fiel fofoqueiro a um terrorista, que joga a ¨bomba¨ contra o irmão e corre para assistir a sua destruição.

Batinga
O Padre Jan Gabriel, que comemora aniversário de nascimento em 23 de abril e de sua ordenação sacerdotal em 13 de julho de 2013, trazendo como lema “Ut sint et ipso sanctificati in veritate“, esteve à frente da Matriz Senhor Bom Jesus da Quase Paróquia de Batinga-BA (Praça da Matriz, Centro), distrito distante 48kms do município de Itanhém-BA.

Homenagens protocolares
Nos momentos finais da Santa Missa a coordenadora paroquial Marilene Gouvêa leu mensagem de acolhimento ao Padre recém empossado na Paróquia. Em seguida, o Revmo. Padre Jan Gabriel, falando à comunidade, se dirigiu, em particular, aos sacerdotes presentes, citando o nome de cada um dos 22 sacerdotes presentes e levando seu agradecimento pela solidariedade; saudou Dom Jailton Lino, o Bispo Diocesano, agradecendo-o pelo apoio e contribuição como pastor, com carinho e gratidão agradeceu os seus ex-paroquianos de Batinga e também da Paróquia São Francisco de Teixeira de Freitas;  o Prefeito Municipal Silvio Ramalho, e a Sra Raquel Boa Morte, Presidente da Câmara de Vereadores de Caravelas, agradecendo-os pelas mensagens de boas-vindas. Emocionado, fez um agradecimento especial aos seus familiares e aos amigos que sempre o ajudaram e deram, cada um, sua contribuição ao seu ministério sacerdotal. Após a bênção final e a procissão de saída, aconteceu o momento dos cumprimentos e abraços dos Padres Jan Gabriel, Ronaldo Cardoso e Dom Jailton aos fiéis na porta principal da Igreja.

  

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *